Breves Orientações
CADERNO/
PASTA DA UNIDADE:
Nesse
caderno é registrada a vida da unidade, seus acampamentos, caminhadas,
ex-membros, conquistas, triunfos. É também chamado de “Livro de Atos” ou “Livro
Secreto da Unidade”. O caderno deve conter também:
A composição da unidade: nomes, diretoria,
telefones, data de aniversários, número dos carnês, fichas de investiduras e
lenços, classes e especialidades conseguidas, nome dos pais, enfim, tudo o que
se refere a cada desbravador, membro da unidade.
Cargos e atribuições de cada membro numa página
especial.
Inventários dos instrumentos da unidade.
Lista dos livros da biblioteca da unidade.
Ata das reuniões, excursões, acampamentos, conselho da unidade, competições,
sem omitir as festas e as resoluções tomadas.
Esse
livro poderá ser de capa dura ou como a unidade preferir, tendo o símbolo da
unidade estampada na capa.
GRITO
DE GUERRA
O slogan
e a frase são essenciais, respectivamente, verbal e a imagem da pura
persuasão da unidade. O grito de guerra é indispensável para que a unidade
inicie qualquer atividade, pois é sua marca registrada.
ÁLBUM
PRÓPRIO DA UNIDADE
Este
deve ser o lugar de registro de todas as atividades realizadas, com fotos e
comentários.
EXPOSIÇÃO
O
conselheiro deve orientar seus desbravadores para que organizem todos os
materiais coletados, que hajam despertado interesse, para exporem ao clube.
Podem ser coleções, achados arqueológicos, curiosidades, trabalhos em equipe,
etc.
VERSÍCULO
DA UNIDADE
Cada
desbravador deve ter seu versículo em mente. O “Livro de Feitos da Unidade”
deve ter escrito o nome do desbravador e seu versículo bíblico preferido.
MATERIAIS
DA UNIDADE
O
conselheiro deve escolher na unidade um responsável por todos os materiais que
pertence a esse grupo.
ESPÍRITO
DA UNIDADE
Cada
desbravador deve estar envolvido completamente em sua unidade. Os mínimos
detalhes são importantes. Deve-se definir também, em uma ou duas palavras, o
espírito da unidade.
ATIVIDADES
DA UNIDADE
O
Conselheiro deve fazer seu planejamento e apresentá-lo à diretoria do clube. O
ideal é que o clube se reúna no mínimo uma vez por semana e que a unidade tenha
a sua reunião semanal separado do conselho.
UMA
UNIDADE VIVA E ATIVA FAZ:
ATIVIDADES GERAIS
· Recreações ao ar livre
Cerimônias e solenidades cívicas
Artes Manuais e Especialidades
Estudos da Natureza
Atividades Culturais (passeios a museus, exposições,
vídeos, etc.)
Feira dos Desbravadores
Campori clubes ou de unidades da Missão/Associação
Planos e materiais para serviço à comunidade
Acampamento da unidade com
a presença de um membro da diretoria e/ou regional
Projetos Missionários e
Espirituais (essas atividades são de prioridade maior que todas as outras)
Visitação (Líderes do clube, anciãos, pastor, órfãos,
enfermos, etc.)
Recepção na igreja
Coleta de donativos
Evangelismo Juvenil “A voz dos Juvenis”
Debates em Pequenos Grupos
Semana de Oração Infanto-Juvenil
Batismo dos Desbravadores (uniformizados)
Distribuição de folhetos
Gincana Bíblica (maquetes,
mímicas, drama, oratória)
Atividades Sócio-Culturais
Visitas ao zoológico, museus, aquário publico,
planetário, etc.
Palestras e exposições
Visitas a uma estação de meteorologia ou observatório
Visitas a uma indústria hidroelétrica
Visita a uma fábrica de alimentos
Visita para conhecer uma base aérea
Oferecer uma recepção para
os pais
· Fazer
festinhas com os membros da unidade uma vez por mês. Depois de falar com os
pais, cada mês a festa será numa casa diferente
Atuação em rádio (entrevistas, anúncio de alguma programação dos
desbravadores, contatos com a rádio, etc.)
Publicar um anúncio em um periódico
Projetos de Acampamentos e Atividades ao
Ar Livre
Prática de subir em árvores usando cordas
Construir chalana (embarcação) ou uma balsa (transporte sobre a água
feito de madeira)
Explorar uma caverna (com a ajuda de alguém que conheça o local)
Caminhada em dia chuvoso
Armar e fazer uma fogueira sobre uma chalana ou balsa flutuando
sobre a água
Construir um forno de acampamento
Práticas e técnicas de salvamento
Seguir pistas
Estudar pegadas de animais, tipo de árvores, de solos, penas de
aves, etc.
Fazer acampamento dedicado a “boas
maneiras”
Dinamismo: As músicas são importantes para motivar o
dinamismo da equipe, no entanto, tudo deve ser dentro dos padrões cristãos,
pois o cristianismo é a essência da vida do desbravador. Podem ser criadas,
adaptadas; outro pode ser feito com o nome e a força do clube.
Objetivos da Disciplina do Clube de
Desbravadores
O
objetivo da disciplina no clube é de guiar os desbravadores como filhos e
filhas de Deus; demonstrando nosso amor e compreensão; ensinar-lhes o caráter de Deus revelado na ordem e disciplina através de todo o Universo; transformá-los em membros úteis da igreja e do seu país; ajudá-los a respeitar
seus líderes e seus pais.
Num
Clube de Desbravadores, a boa disciplina provê um ambiente que propicia
atitudes positivas e comportamento cooperativo. Dá ênfase à orientação ao invés
de restrição; é construtiva ao invés de destrutiva. Não prejudica. Encoraja o
auto-controle e a atividade determinada. A melhor forma de disciplina é a que
está presente sem ser vista. Ensine a criança ou o juvenil a fazer a coisa
certa, no tempo certo, de modo certo e pelo motivo certo. A boa disciplina
evita problemas.
Regras básicas da disciplina
Estabeleça
normas e regulamentos;
Todos
os Desbravadores serão comunicados quanto as normas, suas expectativas, e
métodos de observá-las;
O
treinamento disciplinar será aplicado de maneira consistente e diligente;
Aconselhamento ao juvenil, antes de aplicar a disciplina.
Os
pais precisam também entender a importância do treinamento disciplinar a fim de cooperarem.
Casos
de Disciplina
1.
Insubordinação clara e injustificável.
2.
Problemas de comportamento:
a)
Imoralidade;
b) Desrespeito e insolência para com o
Conselheiro;
c)
Linguagem ofensiva;
d)
Machucar ou ferir os outros;
e)
Dano à propriedade;
f)
Enganar e roubar.
(Manual de Apoio para Depto. JA-Desbravador,2010,
pg. 143 a 150)
REGULAMENTO
DE UNIFORMES (PG. 8 A 10)
SEÇÃO
2
USO, CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE UNIFORMES
Artigos
1º A partir da publicação
deste manual todos os regulamentos anteriores estão prescritos. O presente
documento é destinado ao território da Divisão Sul-Americana: Argentina,
Bolívia,
Brasil, Chile,
Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
2º O presente manual tem por objetivo regulamentar os uniformes de:
Aventureiros, Desbravadores, Jovens, Líderes, Departamentais, Associados,
Pastores, Regionais, Coordenadores e Secretários(as) de Campo, União e Divisão,
a fim de regular seu uso, posse e confecção.
3º O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação
individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e o bom
conceito do Clube perante a opinião pública.
4º Constitui obrigação de todos os membros zelar por seus uniformes
e pela correta apresentação em público. Somente poderão ser usados uniformes
atualizados e que estejam em conformidade com este regulamento.
5º Os uniformes deste
Regulamento constituem privilégio exclusivo da Igreja Advetista do Sétimo
Dia para Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas. São consideradas
privativas: as cores, as tonalidades, os tecidos, os feitios e insígnias
descritos neste regulamento.
6º Não é permitido alterar
as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, insígnia,
ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem
militar, turística e/ou desportiva, estranhos a este regulamento.
7º Os membros do Clube,
especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um
exemplo à altura dos princípios simbolizados no uniforme.
8º O uniforme será usado,
especialmente nas seguintes ocasiões:
• Nos desfiles,
investiduras, convenções, cursos, congressos e reuniões especiais.
• Nas campanhas
evangelísticas e comunitárias;
• Quando solicitado
pela diretoria;
• Em outras atividades
oficiais.
9º O uniforme oficial não
poderá ser usado:
• Antes de estar
inscrito no Clube/Sociedade;
• Antes da Admissão em
Lenço para Aventureiros/Desbravadores, e Cerimônia de Admissão ou Investidura
para Jovens;
• Quando empenhado em
vendas ou campanhas não comunitárias para obter lucro pessoal de natureza
comercial, ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube/Sociedade;
• Em qualquer tempo ou
lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade;
• Quando estiver
incompleto;
• Em passeio
particular fora do interesse ou recomendação do Clube/Sociedade.
10º Nenhum acampamento ou
excursão poderá ser levado a efeito sem que os membros do Clube estejam
identificados visualmente, e haja obtido previamente a permissão da comissão da
igreja e feito o seguro obrigatório.
11º São de propriedade
exclusiva da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA)
os logotipos dos Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas, bem como
também seus emblemas, insígnias, tiras, distintivos, divisas, bandeiras e
especialidades.
12º A criação de materiais
para fins comerciais, usando os logotipos e emblemas dos Aventureiros,
Desbravadores e Jovens Adventistas poderá ser realizada somente com a
autorização da DSA.
13º Nenhum material como camiseta, manual, mochila, chaveiro,
perfume, e outros, poderá ser criado por clubes, Campos, fabricantes e
produtores oficiais com os emblemas: A1, A2, A3, A5, L A1, D1, D2, D3, D5, L
D1, L D2, L D3, L J1, L J2 e L J3, sem a devida autorização, as exceções serão
regulamentadas pela DSA. Os emblemas que podem ser usados são: A4, D4 e L D4.
Os logos A1 e D1 estão liberados para única e exclusivamente serem produzidos
pins com o nome “Aventureiros” e “Desbravadores” em idiomas onde existam Clubes.
14º Os materiais produzidos
pelas Uniões, Associações e Missões para seu uso exclusivo deverão estar em
total conformidade com o presente regulamento de uniformes.
15º Estabelecimentos
comerciais autorizados a produzirem os materiais do Ministério Jovem e do
Ministério de Desbravadores e Aventureiros, deverão estar em total conformidade
com o presente regulamento de uniformes. Os produtores oficias terão permissão
e acesso aos eventos e camporis dos Campos, mediante os devidos acertos com os
líderes e responsáveis.
O Ministério Jovem e o
Ministério de Desbravadores e Aventureiros, anualmente fornecerá um certificado
de autorização de uso com prazo de validade e o selo (Produto Oficial)
dentificando somente os produtores habilitados e autorizados pela DSA.
16º Os casos omissos e
interpretações serão solucionados pela DSA.
17º Adendos a este manual serão regulamentados e disponibilizados
no portal do Ministério Jovem e/ou Ministério de Desbravadores e Aventureiros
da DSA.
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