Orientações

Breves Orientações
CADERNO/ PASTA DA UNIDADE:
Nesse caderno é registrada a vida da unidade, seus acampamentos, caminhadas, ex-membros, conquistas, triunfos. É também chamado de “Livro de Atos” ou “Livro Secreto da Unidade”. O caderno deve conter também:
 A composição da unidade: nomes, diretoria, telefones, data de aniversários, número dos carnês, fichas de investiduras e lenços, classes e especialidades conseguidas, nome dos pais, enfim, tudo o que se refere a cada desbravador, membro da unidade.
 Cargos e atribuições de cada membro numa página especial.
 Inventários dos instrumentos da unidade.
 Lista dos livros da biblioteca da unidade.
 Ata das reuniões, excursões, acampamentos, conselho da unidade, competições, sem omitir as festas e as resoluções tomadas.

Esse livro poderá ser de capa dura ou como a unidade preferir, tendo o símbolo da unidade estampada na capa.

GRITO DE GUERRA
O slogan e a frase são essenciais, respectivamente, verbal e a imagem da pura persuasão da unidade. O grito de guerra é indispensável para que a unidade inicie qualquer atividade, pois é sua marca registrada.

ÁLBUM PRÓPRIO DA UNIDADE
Este deve ser o lugar de registro de todas as atividades realizadas, com fotos e comentários.

EXPOSIÇÃO
O conselheiro deve orientar seus desbravadores para que organizem todos os materiais coletados, que hajam despertado interesse, para exporem ao clube. Podem ser coleções, achados arqueológicos, curiosidades, trabalhos em equipe, etc.

VERSÍCULO DA UNIDADE
Cada desbravador deve ter seu versículo em mente. O “Livro de Feitos da Unidade” deve ter escrito o nome do desbravador e seu versículo bíblico preferido.

MATERIAIS DA UNIDADE
O conselheiro deve escolher na unidade um responsável por todos os materiais que pertence a esse grupo.

ESPÍRITO DA UNIDADE
Cada desbravador deve estar envolvido completamente em sua unidade. Os mínimos detalhes são importantes. Deve-se definir também, em uma ou duas palavras, o espírito da unidade.

ATIVIDADES DA UNIDADE
O Conselheiro deve fazer seu planejamento e apresentá-lo à diretoria do clube. O ideal é que o clube se reúna no mínimo uma vez por semana e que a unidade tenha a sua reunião semanal separado do conselho.

UMA UNIDADE VIVA E ATIVA FAZ:

ATIVIDADES GERAIS
· Recreações ao ar livre
 Cerimônias e solenidades cívicas
 Artes Manuais e Especialidades
 Estudos da Natureza
 Atividades Culturais (passeios a museus, exposições, vídeos, etc.)
 Feira dos Desbravadores
 Campori clubes ou de unidades da Missão/Associação
 Planos e materiais para serviço à comunidade
 Acampamento da unidade com a presença de um membro da diretoria e/ou regional

Projetos Missionários e Espirituais (essas atividades são de prioridade maior que todas as outras)

 Visitação (Líderes do clube, anciãos, pastor, órfãos, enfermos, etc.)
 Recepção na igreja
 Coleta de donativos
 Evangelismo Juvenil “A voz dos Juvenis”
 Debates em Pequenos Grupos
 Semana de Oração Infanto-Juvenil
 Batismo dos Desbravadores (uniformizados)
 Distribuição de folhetos
 Gincana Bíblica (maquetes, mímicas, drama, oratória)

Atividades Sócio-Culturais

 Visitas ao zoológico, museus, aquário publico, planetário, etc.
 Palestras e exposições
 Visitas a uma estação de meteorologia ou observatório
 Visitas a uma indústria hidroelétrica
 Visita a uma fábrica de alimentos
 Visita para conhecer uma base aérea
 Oferecer uma recepção para os pais

· Fazer festinhas com os membros da unidade uma vez por mês. Depois de falar com os pais, cada mês a festa será numa casa diferente
 Atuação em rádio (entrevistas, anúncio de alguma programação dos desbravadores, contatos com a rádio, etc.)
 Publicar um anúncio em um periódico

Projetos de Acampamentos e Atividades ao Ar Livre

 Prática de subir em árvores usando cordas
 Construir chalana (embarcação) ou uma balsa (transporte sobre a água feito de madeira)
 Explorar uma caverna (com a ajuda de alguém que conheça o local)
 Caminhada em dia chuvoso
 Armar e fazer uma fogueira sobre uma chalana ou balsa flutuando sobre a água
 Construir um forno de acampamento
 Práticas e técnicas de salvamento
 Seguir pistas
 Estudar pegadas de animais, tipo de árvores, de solos, penas de aves, etc.
 Fazer acampamento dedicado a “boas maneiras”

Dinamismo: As músicas são importantes para motivar o dinamismo da equipe, no entanto, tudo deve ser dentro dos padrões cristãos, pois o cristianismo é a essência da vida do desbravador. Podem ser criadas, adaptadas; outro pode ser feito com o nome e a força do clube.

Objetivos da Disciplina do Clube de Desbravadores
O objetivo da disciplina no clube é de guiar os desbravadores como filhos e filhas de Deus; demonstrando nosso amor e compreensão; ensinar-lhes o caráter de Deus revelado na ordem e disciplina através de todo o Universo; transformá-los em membros úteis da igreja e do seu país; ajudá-los a respeitar seus líderes e seus pais.
Num Clube de Desbravadores, a boa disciplina provê um ambiente que propicia atitudes positivas e comportamento cooperativo. Dá ênfase à orientação ao invés de restrição; é construtiva ao invés de destrutiva. Não prejudica. Encoraja o auto-controle e a atividade determinada. A melhor forma de disciplina é a que está presente sem ser vista. Ensine a criança ou o juvenil a fazer a coisa certa, no tempo certo, de modo certo e pelo motivo certo. A boa disciplina evita problemas. 

Regras básicas da disciplina
Estabeleça normas e regulamentos;
Todos os Desbravadores serão comunicados quanto as normas, suas expectativas, e métodos de observá-las; 
O treinamento disciplinar será aplicado de maneira consistente e diligente; Aconselhamento ao juvenil, antes de aplicar a disciplina. 
Os pais precisam também entender a importância do treinamento disciplinar a fim de cooperarem.

Casos de Disciplina
 1. Insubordinação clara e injustificável.
2. Problemas de comportamento:
a) Imoralidade;
b) Desrespeito e insolência para com o Conselheiro;
c) Linguagem ofensiva;
d) Machucar ou ferir os outros;
e) Dano à propriedade;
f) Enganar e roubar.

(Manual de Apoio para Depto. JA-Desbravador,2010, pg. 143 a 150) 



REGULAMENTO DE UNIFORMES (PG. 8 A 10)
SEÇÃO 2

USO, CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE UNIFORMES

Artigos
A partir da publicação deste manual todos os regulamentos anteriores estão prescritos. O presente documento é destinado ao território da Divisão Sul-Americana: Argentina, Bolívia,
Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
O presente manual tem por objetivo regulamentar os uniformes de: Aventureiros, Desbravadores, Jovens, Líderes, Departamentais, Associados, Pastores, Regionais, Coordenadores e Secretários(as) de Campo, União e Divisão, a fim de regular seu uso, posse e confecção.
O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e o bom conceito do Clube perante a opinião pública.
Constitui obrigação de todos os membros zelar por seus uniformes e pela correta apresentação em público. Somente poderão ser usados uniformes atualizados e que estejam em conformidade com este regulamento.
Os uniformes deste Regulamento constituem privilégio exclusivo da Igreja Advetista do Sétimo Dia para Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas. São consideradas privativas: as cores, as tonalidades, os tecidos, os feitios e insígnias descritos neste regulamento.
Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turística e/ou desportiva, estranhos a este regulamento.
Os membros do Clube, especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princípios simbolizados no uniforme.
O uniforme será usado, especialmente nas seguintes ocasiões:
• Nos desfiles, investiduras, convenções, cursos, congressos e reuniões especiais.
• Nas campanhas evangelísticas e comunitárias;
• Quando solicitado pela diretoria;
• Em outras atividades oficiais.
O uniforme oficial não poderá ser usado:
• Antes de estar inscrito no Clube/Sociedade;
• Antes da Admissão em Lenço para Aventureiros/Desbravadores, e Cerimônia de Admissão ou Investidura para Jovens;
• Quando empenhado em vendas ou campanhas não comunitárias para obter lucro pessoal de natureza comercial, ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube/Sociedade;
• Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade;
• Quando estiver incompleto;
• Em passeio particular fora do interesse ou recomendação do Clube/Sociedade.
10º Nenhum acampamento ou excursão poderá ser levado a efeito sem que os membros do Clube estejam identificados visualmente, e haja obtido previamente a permissão da comissão da igreja e feito o seguro obrigatório.
11º São de propriedade exclusiva da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA) os logotipos dos Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas, bem como também seus emblemas, insígnias, tiras, distintivos, divisas, bandeiras e especialidades.
12º A criação de materiais para fins comerciais, usando os logotipos e emblemas dos Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas poderá ser realizada somente com a autorização da DSA.
13º Nenhum material como camiseta, manual, mochila, chaveiro, perfume, e outros, poderá ser criado por clubes, Campos, fabricantes e produtores oficiais com os emblemas: A1, A2, A3, A5, L A1, D1, D2, D3, D5, L D1, L D2, L D3, L J1, L J2 e L J3, sem a devida autorização, as exceções serão regulamentadas pela DSA. Os emblemas que podem ser usados são: A4, D4 e L D4. Os logos A1 e D1 estão liberados para única e exclusivamente serem produzidos pins com o nome “Aventureiros” e “Desbravadores” em idiomas onde existam Clubes.
14º Os materiais produzidos pelas Uniões, Associações e Missões para seu uso exclusivo deverão estar em total conformidade com o presente regulamento de uniformes.
15º Estabelecimentos comerciais autorizados a produzirem os materiais do Ministério Jovem e do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, deverão estar em total conformidade com o presente regulamento de uniformes. Os produtores oficias terão permissão e acesso aos eventos e camporis dos Campos, mediante os devidos acertos com os líderes e responsáveis.
O Ministério Jovem e o Ministério de Desbravadores e Aventureiros, anualmente fornecerá um certificado de autorização de uso com prazo de validade e o selo (Produto Oficial) dentificando somente os produtores habilitados e autorizados pela DSA.
16º Os casos omissos e interpretações serão solucionados pela DSA.
17º Adendos a este manual serão regulamentados e disponibilizados no portal do Ministério Jovem e/ou Ministério de Desbravadores e Aventureiros da DSA.


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